terça-feira, março 01, 2016

A Casa dos Espíritos – Isabel Allende

  No comments    
categories: ,
casa
Quando eu era pequena sempre ouvi falar sobre A Casa dos Espíritos, provavelmente porque em 1993 foi lançado um filme baseado no livro com um elenco estrelar:
casa5
Apesar da fama da obra, nunca havia lido e nem sabia do que se tratava, e pelo título sempre achei que fosse uma história meio de terror ou sobrenatural. Mas não é nada disso. O livro conta a história de 3 gerações de mulheres tendo como pano de fundo a história do Chile.
Se e precisar descrever esse livro e apenas uma palavra, essa é: apaixonante! Amei do começo ao fim.
A narrativa é centrada nas mulheres: Nívea, Clara, Blanca e Alba. O motivo dos nomes terem praticamente o mesmo significado, é explicado: não se pode ter o mesmo nome na família, pois isso confunde a história.
Outro personagem importante é o de Esteban Trueba, que representa o pensamento conservador, cujas ações vão refletir severamente no futuro da família.
Em vão Pedro Segundo Garcia e o velho padre do hospital das montanhas trataram de lhe sugerir que não eram as casinhas de tijolo nem os litros de leite que faziam um bom patrão, ou um bom cristão, mas sim dar às pessoas um salário decente em vez de papelinhos cor-de-rosa, um horário de trabalho que não lhes moesse os rins e um pouco de respeito e dignidade. Trueba não queria ouvir falar dessas coisas que, segundo ele, cheiravam a comunismo.
O estilo de escrita de Isabel é chamado de realismo fantástico, mesclando história com alguns elementos irreais. Eu não achei a parte fantástica da história muito presente, existem alguns fenômenos aqui e ali mas tudo é tratado com a maior naturalidade.
Isabel também utiliza de um artifício para nos deixar interessados em acompanhar a história. Quando um novo personagem aparece ela já conta algo do futuro como: “A moça achou que naquele momento poderia dar a vida por seu irmão, mal sabia que isso se tornaria verdade.”. Esse tipo de frase me deixava louca de curiosidade para saber o que iria acontecer, então eu devorei o livro.
A parte final é a mais triste, pois conta do golpe militar que ocorreu no Chile em 1973 , culminado com a morte do presidente eleito, Salvador Allende, e colocando no poder Augusto Pinochet, dando início à uma das ditaduras mais violentas que o mundo já viu. Esta parte do livro se torna muito atual, agora que vemos alguns setores querendo tirar um governo eleito democraticamente.
Os ânimos estavam muito exaltados, especialmente entre as mulheres da oposição, que desfilavam pelas ruas batendo em tachos como protesto contra a falta de abastecimento.
A Casa dos Espíritos se tornou um dos meus livros favoritos da vida e com certeza irei ler outras obra da Isabel Allende.
Isabel deu uma palestra no TED sobre como viver apaixonadamente, não importa sua idade:

Aqui tem um trailer do filme, que foi um fracasso de público e crítica:

0 comentários:

Postar um comentário